Na semana passada, falamos sobre o risco das promoções e do quão importante é evitar fazer compras não planejadas para a empresa, a fim de manter o fluxo de caixa dentro das previsões. Hoje, vamos falar do outro lado da moeda, sobre o quanto as promoções podem ser importantes.
Em verdade, consumidores são atraídos por promoções, por preços mais baixos. Contudo, fazer promoções não significa simplesmente abaixar preços, já que promoções com descontos atraem consumidores fiéis aos descontos, e não à empresa. Há diversas formas de fazer promoções que não implicam necessariamente em queda de preços, como oferta de amostras grátis, programas de fidelidade ou desoneração de alguma etapa do processo de venda, como entrega ou o orçamento.
Quando a promoção representa um benefício para a imagem da empresa — é preciso conhecer o consumidor e verificar como ele percebe o valor da empresa e de seus produtos — deve, antes de tudo, ter um objetivo claro, que resolva alguma deficiência do empreendimento. Para ajudar o esvaziamento e renovação de estoque, promoções como “pague 3 leve 4” ou, em casos maiores, liquidações podem ajudar. Por isso, liquidações são mais raras e possuem datas mais precisas: lojas de vestuário liquidam a cada fim de estação, e lojas de departamentos liquidam no início do ano, após o Natal.
Quando o objetivo é atrair clientes, outros artifícios podem ser utilizados, como produtos extras, brindes ou amostras grátis. O pensamento do empresário deve ser focado em fidelizar o cliente à sua empresa, não às promoções; por isso todo empresário deve conhecer bem o cliente, conhecer seus hábitos, costumes, a fim de que a vantagem para o cliente seja real e impactante.
Além de um objetivo, a promoção deve ter um regulamento, que defina claramente seus meios e fins. O regulamento deve orientar tanto o empresário e seus funcionários, quanto o cliente. Quando existe algum tipo de sorteio ou concurso cultural, é preciso verificar a
legislação existente para que sejam realizados. Redes sociais também
devem ser utilizadas com cuidado, para que a promoção não vá contra os seus
termos de uso.
Lembre-se também de ser criativo ao criar sua promoção. Quanto mais original, mais engajadora e benéfica para o cliente, melhor. Fique atento também ao calendário e às épocas do ano mais propícias para promoções, como feriados ou datas comemorativas. E o mais importante de tudo: toda promoção deve sempre vir acompanhada de um
ótimo atendimento pré e pós-venda; um mau atendimento é capaz de anular toda a eficácia da promoção e afastar os clientes em qualquer época do ano.
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